segunda-feira, 2 de novembro de 2009

Veneração ás deusas

Desde épocas primitivas, homens e mulheres, crianças e velhos dançavam imitando os animais e os elementos da natureza que os cercavam. Com o tempo, passaram a acreditar que, ao dançar, eram capazes de atrair boas caças, chuvas, sol; a dança passou a ter um conteúdo simbólico e o homem passou a acreditar em lago mais, além da matéria.

Sabe-se que, primitivamente, o conceito de Deus era feminino, associado a uma grande mãe. Temos muitas indicações que a veneração a divindade femininas era parte das tradições sagradas mais antigas. Em alguns desses rituais eram feitas danças que simbolizavam a origem da vida, através de movimentos ondulatórios rítmicos do ventre. Estavam aí, provavelmente, surgindo as primeiras raízes da dança do ventre. Esses rituais de fertilidade, que não se restrigem somente às mulheres mas também à terra e à caça, constituíram a origem da dança do ventre.

Em vários lugares foram encontrados indícios desse tipo de ritual: Anatólia, Mesopotâmia, Egito etc. Posteriormente, a dança deixou de ser praticada por todas as mulheres, sendo realizada exclusivamente por sacerdotizas no interior dos templos. Havia uma organização dos movimentos, que eram realizados com técnica e em sincronia com a música.

Fonte: Revista Dança do Ventre/editora escala





0 Comments: