segunda-feira, 9 de novembro de 2009

Dança do Ventre - A Música

Dança do Ventre - A Música

A música árabe possui uma riqueza com relação aos instrumentos e ritmos. É muito atraente e hoje é praticamente conhecida no mundo todo.

Instrumentos:

- Alaúde
- Dâff - pandeiro bem largo, não possui címbalos.
- Derbak ou Tabla : Principal instrumento de percussão árabe.
- Dohollah ou Tabla Grave : Semelhante ao Derbak.
- Mazhar - Pandeiro bem largo.
- Mijuez - Flauta confeccionada em bambu.
- Nay - Instrumento de sopro, semelhante a um longo apito.
- Riqq - Pandeiro de tamanho médio.
- Snujs - Pequenos címbalos metálicos, tocados com os dedos (um par em cada mão)
- Zâmir - Instrumento de sopro semelhante a uma corneta.

Ritmos:

- Ayyub - Ritmo 2/4 simples e rápido, usado para acelerar (ou aquecer) uma performance. Se encaixa bem com outros ritmos, e geralmente é utilizado para "acentuar" outro ritmo. Se for executado durante um longo tempo, deixará monótona a apresentação.

- Baladi - Ritmo 4/4, é bastante comum., com variações bem rápidas. É tocado com múltiplos instrumentos. Possui enumeras variações, algumas com seu próprio nome, como o Masmoudi Saghir. Há músicos que acreditam que o Baladi( que quer dizer "minha terra" ou "meu país") é uma versão folclórica do Maqsoum.

- Chaca

- Chiftitelli - Ritmo 8/4, é executado lentamente. É de origem grega ou turca.
- El Zaffa - Ritmo 4/4, egípcio, é executado principalmente em cerimônias matrimoniais, acompanhando os noivos na entrada e na saída da cerimônia.

- Fallahi - Significa "criado por fallahim", que são fazendeiros egípcios, que executavam esse ritmo 2/4 nas suas músicas de celebração.

- Ghawazee

- Karachi - Ritmo 2/4, rápido, executado no Egito (mesmo não sendo um ritmo egípcio) e no norte da África. Não é um ritmo comum, porque começa com um TAK (uma batida aguda).

- Malfuf - Ritmo 2/4, executado nas Raks El Charq, nas entradas e saídas do palco.

- Maqsoum - "Cortado ao meio". É um ritmo 4/4, executado no Egito. Possui duas variações, uma rápida e uma lenta.

- Masmoudi - Ritmo 8/4 egípcio. Formado de duas partes, cada uma com 4 tempos. É o Maqsoum tocado de uma forma mais lenta.

- Rhumba

- Saaidi - Ritmo 4/4, executado na Dança com Bengala, muito praticada por mulheres egípcias (acompanhadas ou não de homens).

- Samaai - Ritmo amplamente utilizado na música clássica egípcia. Tem uma seqüência de três partes : uma com 3 tempos, uma com 4 tempos, e uma com 3 tempos. Compõe um ritmo 10/8 executado nas composições chamadas Samaaiat.

- Serto

- Soudi - Ritmo executado para uma dança folclórica do Golfo Pérsico, o Khalij.

- Taqsim - Improvisação que não tem ritmo ou estrutura definida. Pode ser representado por um solo de um determinado instrumento dentro de uma composição, ou mesmo ser a própria composição. É executado sem instrumentos de percussão, e geralmente por um único instrumento. Utilizado para fazer a parte lenta de uma música. O músico é livre para fazer o que quiser, exaltando um momento especial de expressão pessoal, sentimento a flor da pele.

- Vals - Ritmo 3/4executado na música egípcia e música ocidental.

- Wahida

- El Wéhed u Nuss - Significa um e meio.
- Zaar - Ritmo 2/4, executado para afastar maus espíritos.
- Solo de Derbak - Solo reunindo vários ritmos árabes.

0 Comments: