terça-feira, 26 de janeiro de 2010

Os Benefícios da Dança do Ventre


Fazer dançar o próprio ventre, abre as possibilidades de senti-lo como centro de consciência. Ajuda a lidar melhor com as posses, além de valores, idéias e até ajuda a tratar com outras pessoas. De maneira geral, todos os apetites são reorganizados, o gosto pela carne, pelos temperos fortes e pelas bebidas, provavelmente, são estimulados. Comer com refinamento e sensibilidade, também acontece. Sexo com gosto e prazer torna-se mais provável, o que pode significar um problema para algumas personalidades mais tensas ou rígidas, ou, encarando de outro modo, uma oportunidade de abrir cuidadosamente os apetites, compensando a excessiva racionalidade. Emocionalmente, essa abertura pode levar à busca de novas relações. Dá gosto pela vida que se aprende através de todos os órgãos estimulados pelo treinamento. A mulher passa por revitalização, a consciência do próprio valor cresce, desenvolvem-se o senso de dignidade e a auto-estima.
Estando despertos, os sentidos do corpo conduzem à melhoria da saúde. Pernas, coluna, órgãos internos, gônadas, tudo é beneficiado pela massagem, devido aos movimentos da pelve. A postura do tronco melhora, a cabeça encontra o seu lugar, os braços ficam mais soltos e alongados, as mãos ficam mais leves porque os pulsos, assim como as demais articulações do corpo, soltam-se graças ao estilo sinuoso e circular do movimento.
O andar é leve, gracioso e digno, altivo mesmo. A mulher sente-se revalorizada depois do contato profundo com suas raízes. Além disso, a dança do ventre promove a saúde porque fortalece toda a musculatura pélvica, melhora o funcionamento de todos os órgãos digestivos (pois passa a irriga-los melhor), principalmente os intestinos; mobiliza as energias bloqueadas pela tensão muscular, com os movimentos em espiral da dança do ventre, garantindo um bom funcionamento dos músculos e articulações.
Os movimentos da dança, embalados pelo ritmo forte das melodias mediterrâneas e orientais, ativam a circulação sanquínea na área do ventre, o que melhora o impulso nervoso e o tônus muscular da região, aumentando, por exemplo, a sensibilidade da vagina. Com uma maior irrigação sanguínea no abdome se estimula a produção de hormônios, o que pode resultar no aumento da fertilidade.

O Dançar de uma deusa

Nesse sentido, a redescoberta atual da dança que reorganiza particularmente as funções do ventre tem significado elevado e é facilitador do processo de conscientização das pessoas. Abrir-se para o contato com as energias telúricas do próprio ventre, com o objetivo de elevá-las e transmutá-las em movimentos espirais, pode ser muito útil para as mulheres de hoje. Essa dança, porém, não pode ser vista como um mero exercício: ela já faz parte de ume religião muito antiga, ligada ao culto da terra e do útero poderoso da deusa. Os procedimentos da dança do ventre são sérios e merecem o respeito das coisas transcendentes e sagradas. Talvez, assim, o conhecimento e a luz do ventre apareçam para serem unidos à sabedoria luminosa do coração e à mente do ser humano.

Os Benefícios para o Corpo da Mulher

· Corrige a postura, conferindo elegância e fazendo “crescer” até três centímetros.
· Modela ombros e braços, dando contornos mais definidos.
· Ao corrigir a postura, eleva os seios, favorecendo seu formato.
· Fortalece e enrijece o ventre, diminuindo a barriga.
· Afina a cintura.
· Arredonda e endurece quadril e glúteos.
· Tonifica e desenvolve os músculos da perna, principalmente coxas e panturrilhas.
· Alonga toda musculatura, deixando a figura mais delgada.
· Se a aluna mantiver um bom ritmo, pode queimar até 300 calorias por hora, o que auxilia na perda ou manutenção do peso.

No campo energético

No campo energético, há um trabalho com os chakras fazendo com que as energias represadas sejam desbloqueadas. A mulher que pratica a dança do ventre tem ciência de seu próprio corpo. É um autoconhecimento que desperta o amor próprio, fazendo-a perceber a beleza que tem interiormente e exteriormente, onde a forma física não é o tipo ditado pela sociedade, e sim a sua própria forma, seja ela qual for. O autoconhecimento traz à mulher a auto confiança.

Orientação adequada

Não é obrigatório que a professora seja árabe, mas é imprescindível que ela tenha conhecimentos sobre a cultura e técnica originais da dança. Procure ter aulas com uma professora de sua confiança em um lugar bem recomendado e aproveite ao máximo todos os benefícios da dança do ventre.

Não se esqueça

· Não existe idade para iniciar a dança do ventre.
· É uma ótima terapia, relaxando a trazendo bem-estar.
· Desenvolve a auto-estima e a confiança em si própria.
· Traz desenvoltura e desinibição.
· A dança oriental é unicamente feita para o corpo feminino, com ênfase para os músculos abdominais.
· O bumbum e o pescoço se movimentam também. A dança é tradicionalmente dançada com os pés descalços, sendo caracterizada por ter movimentos sensuais do dorso, alternando balanços diversos.
· A dança trabalha com o alongamento total do corpo, que é modelado, resultando em uma fina cintura.
· Os quadris ficam arredondados e a musculatura é totalmente enrijecida.
· A coluna é alinhada, resultando em uma melhor postura e com isso uma maior sustentação dos seios.
· Também, estimula todos os órgãos reprodutores, equilibra a dosagem de hormônios, aumenta o desejo sexual, a vontade de se entregar e compartilhar intensamente de um momento pleno de amor.

Fonte: Revista Tudo Sobre a Dança do Ventre
Contribuição: Prof. Janayna Alves







0 Comments: