sexta-feira, 8 de janeiro de 2010

Dança Com Véu


Dança com o Véu

O uso do véu na antiguidade é anterior ao Islamismo e até ao próprio Cristianismo, pois a prática de cobrir o rosto era comum entre as mulheres do Império Bizantino e Persa, ele definia o status da mulher. A dança com véu foi apresentada no Norte de África, na Algéria,no Marrocos, na Tunísia, no Azerbaijão, na Turquia com as ciganas "cengis" que dançavam com o véu preso á cabeça ou entre os dentes. Na Rússia, as ciganas dançavam com xales, na Espanha as dançarinas de flamenco usavam seu mantons girando, a dançarem separadamente ou em grupo. Por volta dos anos 50, a presença do véu tornou-se fundamental nos espectáculos de dança do ventre, isso gerou-se devido a estadia da bailarina russa Sônia Ivanova no Egito nos anos 50. Ela lecionou ballet clássico às filhas do rei Farouk e teve contato com a bailarina Samia Jamal, que nesta ocasião aconselhou-a a fazer uso dos véus durante seus espetáculos. O véu simboliza riqueza e é o material mais importante para as evoluções das bailarinas. A dançarina utiliza um véu, normalmente ao som de melodias mais suaves, o véu entra em harmonia com a dançarina em que os dois dançam juntamente tornando-os um só.


Duplo Véu A dançarinha utiliza 2 véus para a dança, também é normalmente utilizada melodias lentas e suaves. Na dança com dois véus reverenciamos a deusa ísis, recomenda-se o uso dos véus médios com um corte e tecidos similares. As cores devem ser cuidadosamente escolhidas, com um contraste para que sobressaiam entre si.


7 Véus


Dança em que se é utilizado 7 véus de cores diferentes, amarrados no corpo. A dançarina tira aos poucos os véus até que no final da música ela fique somente com a roupa tradicional. A muitas partes misticas nessa dança, como também em todas as outras aqui ditas. Praticadas no Egito pelas sacerdotisas nos templos de Ísis. A Bíblia cita a clássica passagem da dança dos 7 véus, feita por Salomé ao Rei Herodes, que oferece em troca da sua dança, a realização de qualquer pedido. Depois de sua estonteante apresentação com os véus, Salomé sob influência de sua mãe, pede que a cabeça de João Batista lhe seja dada numa bandeja. O Rei Herodes concede seu pedido e cumpre com pesar a palavra dada.


0 Comments: